O desgaste da ansiedade!

A ansiedade é um desperdício de energia. Além de ser inútil, ela entristece, adoece — física e emocionalmente — e envelhece. O pior de tudo é que a ansiedade não prejudica apenas o ansioso, mas também aqueles que convivem com ele em casa, na igreja e no trabalho. A ansiedade é uma violência contra Deus, porque obriga o ansioso a pôr em dúvida o poder de Deus.Jesus coloca o discípulo ansioso no mesmo nível dos pagãos, que vivem correndo de um lado para outro atrás do que comer, beber e vestir (Mt 6.32). O Senhor se sente injustiçado com o comportamento ansioso de seus seguidores, porque a ansiedade rouba tempo e energia que deveriam ser gastos na difícil construção de seu reino (Mt 6.33).

Se formos colocar em uma lista tudo aquilo que nos deixa ansiosos, tenho certeza que a lista será longa. Ao mesmo tempo que condena a ansiedade, Paulo ensina o caminho para livrar-se dela:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7).

Nossos dias são cheios de preocupações, estresse, mas Paulo diz que nós devemos apresentar todas essas coisas a Deus, Ele está no controle de tudo. Na nossa vida nós temos necessidade de várias coisas, mas é em Deus que estas necessidade devem ser colocadas. Isso não significa que alcançaremos todas elas como muitos irmãos pensam. Na verdade esta atitude de levar a Deus as nossas petições é para que Deus seja em tudo glorificado e engrandecido. Se Ele nos agracia ou não com as nossas súplicas, não importa. Ele continua supremo eternamente.

Fale com Deus através da oração, da leitura bíblica, leve pra Ele tudo aquilo que te incomoda. O resultado não demora: a paz de Deus, “que ninguém consegue entender” (Fp 4.7) ou “que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender” ou “que transcende toda a compreensão humana”, ocupará o lugar que seria da ansiedade.

O ensino de Paulo é reforçado por Pedro quando ele diz: “Lancem sobre ele [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pe 5.7). Tanto Paulo como Pedro aprenderam com Jesus, que mostrou a inutilidade da ansiedade (“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”, Mt 6.27) e o cuidado de Deus (“Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?”, Mt 6.30).

Eu quero contar uma situação que está acontecendo na minha vida para vocês. Eu estou esperando um resultado de vestibular para poder entrar em uma universidade e isso é um sonho antigo meu e creio que de vários jovens. E é um momento de tensão e expectativa. Mas eu passei a semana apreensiva e não conseguia focar em nada, e quando cheguei esse final de semana passado da igreja comecei a chorar do nada por que eu vi que eu não tinha o por que de está daquela forma. Deus já tinha cuidado de tudo, eu já tinha entregado tudo nas mãos Dele, então eu só devia esperar. E Deus foi me dando um consolo, e sabe quando você sente Deus te abraçar?! Pois é, eu senti o abraço de Deus e eu sei que eu não estou só e hoje eu estou tranquila por que eu sei o Deus que eu sirvo.

Por isso eu trouxe este tema por que Deus falou ao meu coração para compartilhar isso com vocês e eu espero que de alguma forma você que está passando por uma situação difícil ou na espera de algum resultado, se sinta acolhido e amparado por Deus. Confie em Deus. Não duvide do Seu poder por que Ele é poderoso para fazer muito mais do que você imagina em sua vida.

Anúncios

4 comentários em “O desgaste da ansiedade!

  1. Estou passando por uma situação, não como essa, mais de ansiedade. Graças a Deus você disse isso, as vezes as nossas preocupações são tantas que esquecemos que o Senhor está cuidando, de nada adianta orar e entregar a Ele senão deixo ele agir, o segredo é entregar e descansar! Pois Ele tem cuidado de cada um de nós!! Amém!! Jesus é o Senhor!! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s