Jejum, uma atitude que agrada a Deus!

Graça e paz amados! Eu gostaria de pedir perdão por ter sumido daqui por uns dias,mas estava em jejum de internet,e por isso resolvi falar desse tema hoje: Jejum. Vamos lá!

A oração, com certeza, é algo que traz paz e comunhão com Deus. No entanto, existe outra arma muito eficiente, porém, pouco usada por nós: o jejum. Enquanto a oração é uma prática comum (ou pelo menos deveria ser) na vida do cristão, ainda são poucos que entendem a importância do jejum. Infelizmente, a falta de entendimento leva as pessoas ao extremo. Algumas colocam o jejum acima da Bíblia, achando que é a coisa mais importante de todas. Outros o desconsideram por completo, achando que o jejum não serve para nada e que Deus não se importa com isso.

A verdade é que o jejum não é o ato mais importante do cristão, mas também não é algo para ser desprezado. Ele é um meio de graça, ordenado pelo próprio Deus, que se for praticado da forma correta, certamente irá trazer muitas bênçãos para nós!

Mas o que vem a ser jejum? É a abstinência de alimentos por um tempo determinado, com o propósito de intensificar a busca pela presença de Deus. É importante lembrar que jejum não é simplesmente ficar sem comer, mas é uma decisão de deixar os desejos de sua carne em segundo plano para fortalecer o seu espírito através da oração e leitura da Palavra. Paulo disse: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, este é o culto racional de vocês” (Romanos 12:1).

Nosso físico (corpo, organismo), precisa de uma desintoxicação (jejum). E isto engloba a mente e o coração (emoção e sentimento). Quantas vezes nos submetemos ao jejum, por recomendações médicas? Ex: Exames de sangue; dietas. Acontece que a  maioria de nós se preocupa com o físico e com a aparência, e isto é importante pois somos o templo do Espírito Santo, e precisamos cuidar deste corpo. Porém o homem é constituído de: Corpo, Alma e Espírito.

I Tes. 5:23 “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Alma e o Espírito estão ligados; A Alma, com uma inclinação para as coisas da carne (desejos, vontades) e o Espírito voltado para Deus. Sendo assim devemos alimentar nossa alma e colocá-la também em “dieta”, para agradarmos ao Pai.

Há três tipos de jejum,o normal que você se abstém  de todos os alimentos sólidos e líquidos, exceto água. O jejum total é aquele que se abstém de todos alimentos e água. E o jejum parcial  onde se abstém apenas de algum alimento que seja desejável. Mas você pode se abster de outras coisas que estão te atrapalhando em buscar a Deus, como: internet, TV e etc,ou alguma outra coisa que você gosta muito e te prende.

Vale lembrar também que jejum não é barganha, onde Deus será obrigado a nos abençoar se o fizermos. Aliás, o principal motivo do jejum é mudar a nós mesmos, pois ele nos ajuda a termos disciplina e santidade na caminhada cristã, trazendo com isso, a presença de Deus de forma muito mais intensa.

Há muitos motivos porque as pessoas fazem jejum e quero citar alguns deles: JEJUM NOS AJUDA A VENCER O PECADO, JEJUM É UM MEIO PARA EVITAR A IRA DE DEUS, JEJUM É UM MEIO PARA ALCANÇAR BÊNÇÃOS. Orar e jejuar não são escolhas que podemos ou não fazer, mas sim ordens a serem cumpridas.

Há muitas recompensas de Deus para você através do jejum, mas ele deve ser feito da maneira correta, com a intenção correta. O jejum deve ser feito para o Senhor e nunca para mostrar aos outros o quanto somos espirituais! O jejum é para expressar a vergonha pelos nossos pecados, para matar a nossa carne, lutar contra ela, humilhá-la, ir contra nossa própria vontade, e nos ajudar a receber as bênçãos e promessas que Ele nos fez através de Jesus.

O ato de jejuar nos fortalece espiritualmente e libera o poder de Deus em nossas vidas. Contudo, a nossa postura ao praticar o jejum deve ser de total comunhão com Deus e com o próximo, caso contrário, ele não será eficaz. 

“…Dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles. ‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados. Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto. Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor? O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?” (Isaías 58:2-6).

O povo de Israel estava buscando ao Senhor. Eles queriam se aproximar Dele e conhecer os Seus caminhos, por isso jejuaram. No entanto, Deus não aceitou o sacrifício deles, pois não havia mudança em seus corações. Eles não abandonaram o pecado nem se preocuparam com as necessidades dos outros. Eles se esqueceram de que o jejum deve ser acompanhado de obediência e arrependimento, senão ele perde o seu valor.

Por isso, sempre que você for jejuar, peça ao Senhor para mudar o seu coração, para que você O agrade cada vez mais. E não se esqueça das palavras de I Samuel 16:7: “o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s