Gratidão x Ingratidão

Graça e paz amados! Confesso que hoje não estou nos meus melhores dias,estou triste e magoada com certas situações que estão acontecendo na minha vida,mas não poderia deixar de postar aqui pra vocês. E resolvi falar justamente daquilo que tem me machucado e me feito chorar : ingratidão. Com certeza todos já passaram por isso. Amados eu não busco honra dos homens,mas eu sou humana e eu tenho feito tantas coisas pelos meus irmãos e tenho me esforçado para honra-los e aí chega um momento que eu fiquei pensando: poxa,fiz isso pra fulano e agora ela nem lembra de mim. Fui cobrada pra fazer isso pra ciclano e agora na minha vez não posso. E isso entristeceu meu coração,e Deus tem me dado força e ânimo. Deus nunca desistiu de mim,e é Ele que está do meu lado nesses momentos. Enfim,eu queria desabafar um pouco, muitos não vão entender o que eu falei,por que ficou meio aleatório,mas eu precisava falar com alguém. Eu agradeço a Deus por tê-los na minha vida.

“De caminho a Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”

Ao ler essa passagem bíblica, é impressionante se dar conta que de 10 homens que se encontravam na mesma situação de desespero e dor, somente 1 voltou para agradecer aos Senhor pelo milagre que realizou em seu corpo. Vemos aqui um ato de gratidão do samaritano. Antes vamos entender melhor o significado das palavras gratidão e ingratidão.

O que é gratidão?

Segundo o dicionário s.f. Característica ou particularidade de quem é grato.
Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido; agradecimento: recebeu provas de gratidão. Ou seja,gratidão é reconhecer que alguém nos ajudou, que alguém nos estendeu a mão, que alguém fez alguma coisa por nós. É reconhecer que alcançamos uma vitória, porque alguém segurou as nossas mãos e nos puxou para cima.

O que é ingratidão?

Segundo o dicionário s.f. Característica da pessoa ingrata; qualidade de quem não reconhece o bem que lhe foi oferecido nem a ajuda que lhe foi concedida; ausência de gratidão. Uma pessoa estéril, desagradável, que não correspondeu às expectativas.

Tudo que temos recebido, tem origem no amor de Deus, no seu cuidado para conosco. Quando somos ingratos com alguém, demonstramos ingratidão para com o próprio Deus.    “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das Luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.” Tiago 1.17.   Se não fosse o favor do Senhor, seríamos como aqueles leprosos. A palavra de Deus diz que os dez leprosos receberam a bênção de Deus. Todos eles foram curados. Contudo, a Bíblia diz que apenas um voltou – o samaritano. Aquele homem considerou ser prioridade agradecer a quem lhe tinha beneficiado. Em nossa sociedade, a gratidão é uma virtude rara.

Muitas vezes, fazemos dez favores para uma pessoa, mas se negamos o décimo primeiro, ela se esquece do que fizemos anteriormente. Vivemos num mundo tão egoísta que o que prevalece não são as boas recordações e sim as más lembranças. O samaritano,aquele que ninguém esperava que fosse voltar, deu meia volta em direção àquele que o havia curado e o agradeceu. Temos que nos espelhar na atitude desse homem e sermos agradecidos em tudo, não nos esquecendo daqueles que nos fizeram bem e que estiveram ao nosso lado. O difícil é quando você que sofre a ingratidão,e a única coisa que se pode fazer é orar a Deus. O ser humano é falho,mas com Deus você encontra tudo.

Se você pudesse medir o nível de gratidão, entre 1 e 10, diria que seu coração está mais para 10 ou mais para 1? Você já pensou quantas vezes deixamos de agradecer a Deus aquilo que conquistamos e nos é dado por Ele? A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a fonte de todas elas. Que Deus nos dê um coração grato a Ele por todas as coisas que Ele já fez e tem feito por nós,e pelos nossos irmãos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s