LIBERE O PERDÃO!

Graça e paz amados! Como no post anterior foi falado sobre decepções,hoje eu trouxe o tema perdão. Eu contei para vocês que estava passando por uma decepção grande com uma pessoa mas,ontem conversamos e foi onde houve pedidos e liberação de perdão e posso dizer para vocês que estou muito mais leve depois disso. Então vamos entender mais a importância que tem o perdão.

Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.(Mateus 6.14-15)

A Palavra de Deus é bem clara e chama a nossa atenção, a todo o instante, para o fato de que precisamos perdoar às pessoas que nos tenham ofendido. Mas a verdade, é que não é tão fácil liberar o perdão. A liberação do perdão é mais fácil em alguns casos, é mais difícil em outros e praticamente impossível em outros tantos. Por que? Porque a ofensas praticadas podem variar de caso para caso, as situações são diferentes e as feridas deixadas são individuais, isto é, não dá para fazer uma relação do que é mais ou menos difícil de ser perdoado.

Quando não liberamos o perdão a uma pessoa nos tornamos escravos da pessoa.  Se somos perdoados todos os dias por Deus das nossas falhas, por que não podemos liberar o perdão para os que nos prejudicam? Se somos verdadeiros Cristão temos que aprender que é necessário perdoar, por que Deus age assim conosco. A bíblia diz: ““E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. (Mateus 6:12)

Amados me pergunto “o que seria de nós se Jesus não nos perdoasse TODOS os dias,pelos nossos pecados e falhas?” nós estaríamos perdidos.  Perdoar é uma ordem e exigência de Deus,não adianta seguir apenas alguns mandamentos da Bíblia. Quando Jesus disse amai os vossos inimigos, não estava “pedindo” ao homem que perdoasse; estava exigindo. Perdoar é um mandamento.

Quando alguém é ofendido pelo seu irmão, o irmão que sofreu a ofensa sente-se credor daquele que cometeu a ofensa e, por conta disso, entende que se liberar o perdão estará abrindo mão de um direito que tem e, sendo assim, prefere não perdoar para que o outro continue como seu devedor. O que este irmão, “credor”, não consegue perceber é que a única pessoa aprisionada, neste caso, é ele mesmo, porque o irmão que falhou não está nem aí e não se sente devedor de coisa alguma, ou seja, a liberação do perdão liberta quem perdoa e não quem é perdoado.

O maior exemplo de perdão de todos descrito na Palavra de Deus sem dúvidas foi o de Jesus na cruz do calvário, mesmo sendo humilhado ao máximo, deixando-O despedaçado seu corpo, cuspido, chicoteado, tendo suas vestes rasgados, deixando-O totalmente nu, clamou a Deus por misericórdia aos seus espancadores e os perdoou de coração.

“E dizia Jesus: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.” (Lucas 23 : 34).

Jesus é nosso maior exemplo de perdão,o verdadeiro cristão deve ter o caráter de Jesus em sua vida, não agir como uma pessoa carnal, mas agir da forma que o Senhor Jesus ensinou e provou que é possível de ser realizado. Se nos achamos no direito de sermos perdoado por Deus por nossas falhas todos os dias, também temos o direito de perdoar a todos que nos prejudicam quantas vezes forem necessário, assim como Jesus mesmo fez o calculo de quantos perdão devemos dar a cada pessoa em nossa vida.

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-22).

O perdão gera vida e renovo não só para quem libera, mas também para quem recebe. “A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.” (Provérbios 19:11)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s