Educação de Filhos!

Graça e paz amados! Hoje trouxe um tema diferente aqui no blog,acho que nunca foi falado sobre isso aqui. Mas o que eu tenho observado de uns tempos pra cá é na educação dos filhos de pessoas cristãs. E pra falar a verdade isso tem me entristecido,por que o que eu vejo são pais que não estão ensinando seu filho no caminho que ele deve andar. Eu não sou mãe,mas trabalho no departamento de crianças da igreja e tenho observado o comportamento dos filhos e dos pais também,vamos falar mais sobre isso.

Apesar de não existir uma fórmula mágica para criar filhos, a Bíblia Sagrada traz ensinamentos de como educar seus filhos,instruções quanto à criação de filhos. Vejamos:

I – EDUCANDO ATRAVÉS DO EXEMPLONinguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
1 Timóteo 4:12″. Quando a Bíblia nos convida a sermos bons cristãos, ela estampa diante de nós o grande exemplo de vida de Jesus. Seus ensinos foram eficazes na formação do caráter de seus seguidores porque ele vivia aquilo que ensinava. Muitos pais frustram-se na educação de seus filhos por causa de suas próprias incoerências. O conflito entre o que é ensinado e o que é praticado leva os filhos a rejeitar suas técnicas educacionais. A falta de exemplo no ensinamento faz com que os pais percam a autoridade sobre seus filhos e, muitas vezes, provoca neles a ira,lá em efésios 6:4 diz “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Como cobrar algo de seu filho que nem mesmo você,pai ou mãe fazem?

II – EDUCANDO COM DISCIPLINA. Nós sabemos que nessa sociedade liberal e permissiva como a nossa, a palavra disciplina não soa tão bem. Afinal de contas, segundo o que se prega hoje fora da igreja, todos são livres para fazer o que desejam, e ninguém pode impor limites à liberdade alheia, ainda que isso signifique libertinagem. Tal conceito tem atingido em cheio os lares. Por um lado, pais que têm medo de insistir com seus filhos; por outro, filhos que desconhecem limites. Temos que ler em 1Coríntios 6:12 “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine.” A sociedade não vai criar e cuidar do seu filho,você sim. Então,quem sabe da educação do seu filho são vocês, papai e mamãe.

III – EDUCANDO FILHOS PARA DEUS  “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.(Pv 22:6)”. A boa educação e instrução do lar resultará no caráter dos filhos, no relacionamento sadio da família, num grande benefício para a sociedade como um todo. Mas o grande objetivo é levar a família a Deus. Aqui estão algumas dicas para os pais:

a) Levem seus filhos à casa de Deus. O nosso maior exemplo é Jesus,Maria logo quando deu á luz apresentou Jesus ao Senhor. O que eu escuto de muitos pais hoje sobre seus filhos não irem a a EBD é “Ah mais ele já acorda cedo a semana toda,aí não quero acorda-lo cedo no domingo”;”ele não fica quieto não,só vai dá trabalho”. Amados isso são desculpas,como seus filhos vão gostar de ir a igreja se você não os leva desde criança?

b) Ensinem aos filhos a Palavra de Deus “ E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Deuteronômio 6:7″.  Para que o ensino seja eficaz é necessário que esta Palavra esteja, primeiro, no coração dos pais, v. 6. Esse ensino deve ser contínuo, v. 7. A Palavra deve ser ensinada dentro de casa, nas caminhadas, nas viagens, na hora de deitar-se e de levantar-se.

c) Testemunham dos feitos de Deus “Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.
Salmos 78:4″.  Falar daquilo que Deus tem feito é uma maneira de estimular os filhos a crer no grande poder de Deus.

Para que seus filhos sejam homens e mulheres de Deus no futuro,é preciso que hoje eles vejam as atitudes dos seus pais. Sendo fiéis ao Senhor,sendo exemplos. Por isso pais orem pelos seus filhos e com eles;quando bem pequenos, leem historinhas bíblicas e encaminhe-os ao estudo para que possam aprender a ler a Bíblia por si próprios. Lembrem-se ” Todo aquele,porém, que for bem instruído será como seu mestre. Lucas 6;40b”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s