O Jovem Sábio!

Graça e paz amados! Hoje no blog vamos falar de algo que tem me chamado a atenção: sabedoria no meio dos jovens. Muitos de nós falamos que só os mais velhos são sábios e que os jovens são afoitos,sem juízo,mas será que é isso mesmo? Vamos aprender o que a bíblia fala sobre o jovem sábio.

Todos nos sabemos que na idade juvenil, vive-se um período da vida composto de muita adrenalina e emoções, onde o jovem esta a desbravar uma nova visão do mundo e das pessoas. A transição de criança para adulto é cheia de maravilhas. O adolescente começa adquirir independência, conquistar e desenvolver características de sua própria personalidade, é chegado então a época de assumir responsabilidades e sem que perceba tornou-se um adulto. Mas você jovem tem um manual para te ajudar a passar por essa fase,a bíblia,que fala: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza…” 1 Timóteo 4:12

Sábio é aquele que sabe, e o que sabe, tem sabedoria. A Bíblia nos fala da sabedoria de Daniel, de José, de Jesus e outros. Muitos ao conhecerem Jesus eram tolos, mas com a presença do Mestre em suas vidas, se tornaram sábios. Paulo de Tarso é um bom exemplo disso. Era um homem culto, de formação exemplar, mas ao conhecer Jesus mudou totalmente sua vida e dá testemunho disto ao escrever aos filipenses ( leia Filipenses 3.5-8 ). Qualquer pessoa, seja em que fase da vida estiver (infância, adolescência, juventude, adulta e idoso), se for sábia teremos prazer em ouvi-la e em nos relacionarmos com ela. O mesmo ocorre com pessoas com os diferentes tipos físico e posição econômica; se forem sábias, terão uma enorme riqueza em suas vidas. Um jovem forte, bonito, rico, mas tolo, deixa sua vida sem valor, sem sentido. Muitos são os que buscam aparência, conhecimento, status para se fazerem interessantes, valorizados, mas este caminho é enganoso.

A Bíblia nos diz que “sábio é aquele que sabe” e o que sabe é aquele que se interessa, que aprende, pois ninguém nasce sabendo. E cada fase de nossa vida exige que façamos escolhas do que saber e colheremos frutos dessa escolha. Freqüentemente associamos a sabedoria com a idade e os cabelos grisalhos. É verdade que as experiências na vida podem equipar-nos para manejar decisões e desafios maiores. Mas a idade não é garantia de sabedoria. Salmo 119:99-101 diz :“Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.” Nos mostra como o jovem pode ser mais sábio do que o velho.

Sábio é aquele que pondera todos os caminhos, reflete sobre decisões a tomar, examina com atenção todas as possibilidades como a perguntar: “onde isso começa, onde isso leva, onde isso termina?” Há que se saber quem somos, onde estamos e para onde vamos. Nem sempre vemos estas coisas com clareza, mas com certeza sabemos o que não queremos, e o preço da sabedoria é procurar conhecer qual o propósito que Deus tem para cada um de nós. O profeta Oseias diz em seu livro (Os. 4.6): “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento …” e Deus tem em sua Palavra orientação para qualquer situação ou fase de nossas vidas.

“Todos neste mundo devem ser sábios.Ter sabedoria é tão bom como receber uma herança. A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente.” Pv 7:11,12

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as conseqüências.” Pv 9:10-12

Quando vivemos uma santa e perfeita vontade de Deus isso se torna parte do nosso cotidiano. Falando em cotidiano, pronunciar somente o necessário seria sempre bom para alguns “Crentes”, mas eles preferem ser o centro das atenções, a bíblia diz que devemos corrigir, então, corrijamos os que falam pelos cotovelos para que não cause nenhuma fenda no plano de salvação de Deus.

Amados o que eu quero dizer para vocês é que Deus tem um propósito eterno para cada vida e o mundo vai tentar sugar. Por isso devemos estar atentos, consultar o Senhor, ouvi-lo para que sejamos sábios enquanto lidamos com a nossa vida. Uma pessoa sábia é boa conselheira, sabe guardar segredos, é animadora, toma decisões acertadas. Mike Murdock, evangelista internacional diz: “Todo problema é sempre um problema de sabedoria” e Pv. 9.9a lemos: “dá instrução ao sábio, ele se fará mais sábio …” e aprenderá que: “o temor do Senhor é princípio da sabedoria…” (Pv. 9.10a)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s