A importância de congregar!!

Graça e paz amados! Eu não sei se vocês já perceberam isso,mas o que tenho observado à um tempinho é que as igrejas estão mais vazias. Quero que você entenda,quando falo de igrejas vazias não to falando só nos cultos de domingo não,mas nos cultos durante a semana. As pessoas estão fazendo assim: “Já fui na igreja domingo,não vou terça! Já fui terça não vou quinta.” Então vamos falar sobre isso melhor.

Eu andei pesquisando e encontrei um artigo no site Gospel Prime falando 4 motivos que fazem com que as pessoas não queiram ir à igreja:

1) As pessoas sentem-se julgadas na igreja. Como solução, ele propõe a “hospitalidade radical”. Isso significa aceitar a pessoa como ela é, mas sem concordar com o que ela faz. “Essa nada mais é que uma abordagem semelhante à que Cristo usava”, garante.

2) Falta de diálogo no que se refere ao ensino. Para Schultz é necessário existir uma “conversa sem medo”, que significa considerar os vários pontos de vista, ao invés de simplesmente oferecer palestras com o assunto já decidido. “As pessoas querem ser envolvidas na conversa sobre a fé”, por isso incentiva que as igrejas estejam mais abertas para ouvir opiniões.

3) Para a maioria dos não-crentes, “os cristãos são hipócritas” e essa percepção só aumenta com os casos de escândalo financeiros e sexuais em alguns meios. Por isso, o autor está pedindo “humildade genuína”. Defende que as igrejas não devem querer estar acima desses problemas sem oferecer soluções e mostrar na prática que isso é uma generalização.

4) É enorme o número de críticos argumentando que Deus está distante ou morto e por isso o mundo está nesse estado atual. Schultz acredita que as igrejas precisam voltar a sintonizar suas mensagens na pessoa de Deus. “Muitas igrejas já se esqueceram de falar sobre Deus, falam apenas sobre o que ele fazia nos tempos bíblicos”, afirma. A ênfase exagerada nos benefícios materiais que a fé pode trazer também contribui para que as pessoas percam a noção de elementos como graça e pecado, vendo sua relação com Deus como apenas uma troca de ofertas por bênçãos.

Não abondemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando”. (Hb. 10:25)  É comum encontrar pessoas que estão feridas com a “igreja instituição”! Alguns com razão e outros não! Entretanto, como lemos em Hebreus, a ordem bíblica é de “não deixarmos de congregar”. O culto é o momento onde louvamos a Deus junto dos irmãos. Momentos de devocionais, estudo e oração, estes são diários no secreto. Jesus nos ensinou que podemos orar em secreto em nossos quartos, mas existe uma oração que, para ser feita, devemos estar reunidos no nome dele e em concordância. Quando isso acontece, o Pai libera do céu a sua bênção. Mas, se deixarmos de nos reunir, é certo que muitas orações ficarão sem reposta porque não foram feitas segundo o padrão de Deus.

Algumas pessoas dizem que não precisam ir ao culto porque hoje Deus não habita em prédios feitos por mãos humanas e que, portanto, elas podem adorar invocar ao Senhor em qualquer lugar. Isso é verdade, de fato, Deus não habita em prédios, mas nós não vamos adorar com os irmãos por causa do lugar, mas por causa da comunhão do Corpo. Precisamos nos reunir. Quando nos reunimos o poder de Deus é multiplicado: “Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o Senhor lhos não entregara?” (Dt 32.30.) Um persegue mil, mas dois juntos perseguem dez mil.

No blog Foi por Amor encontrei 7 motivos pelos quais devemos ir a igreja:

1º. PORQUE É UMA INSTITUIÇÃO DIVINA.

Is 56:7-8 “Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.”IRe 8:29 Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.” A igreja é um local instituído por Deus, e local preparado pelos servos do Senhor para adoração.

2º. VENDO TESTEMUNHO E DANDO TESTEMUNHO.

Pra quem é tipo do “É preciso ver pra crer”
Hb 10:25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” A adoração e cultos a Deus coletiva na congregação é uma parte vital para a vida espiritual.
Quando testemunhamos ou ouvimos um testemunho somos fortalecidos vendo que realmente aquilo que estudamos e lemos na Bíblia se concretiza na vida de nossos irmãos.

3º. ACONSELHANDO UNS AOS OUTROS.

CL 3:13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”

4º. ORANDO PELOS OUTROS.

II Tessalonicenses 1:11 Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder;” Paulo nos mostra que a vida de oração para todos irmãos é muito importante para a fé  cristã.  JÓ 42:10 E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”Jó foi abençoado quando orou pelos seus amigos.Na igreja devemos orar uns pelos outros e também recebermos oração por nós em um espírito fraterno de intercessão.

5º. EXORTANDO UNS AOS OUTROS.

Hb 3.13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;”

O que significa EXORTANDO? Animar, incentivar, estimular: exortar os jovens a prosseguir sem desânimo. Conversar. Advertir, aconselhar. Pessoas não crentes acham que devemos ser santos e não possuir nenhum erro! Mesmo como cristãos, nem sempre vivemos de acordo com a vontade de Deus. Precisamos uns dos outros para nos ajudar a corrigir nossas deficiências e limitações para amadurecermos na fé. Portanto, se há irmãos na fé, eles poderão ajudá-lo na caminhada e você na deles.

6º. AJUDANDO UNS AOS OUTROS NA FÉ.

Hebreus 10:24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,” Todos nós temos que ficar em comunhão com nossos irmãos na igreja, pois através desses irmãos podemos nos manter firmes, mas lembrando que sempre o foco é Jesus.
De fato que a igreja existe uma organização que pode ajudar cada irmão que seja mais necessitado. Muitos irmãos se compadecem da necessidade do próximo e podem ser usados por Deus para abençoar nossas vidas de alguma maneira sendo espiritual ou material. Quando dizimamos e ofertamos no altar, nosso dinheiro pode ajudar outras famílias e a manter a casa de Deus funcionando e dar oportunidade de outros novos irmãos serem ministrados.

7º OUVIR E SER MINISTRADO.

Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
Devemos ouvir mais pregações e examinar cada pregação, assim cada palavra que ouvimos na igreja devemos anotar pelo menos os versículos para que possamos ler atentamente e aprender a usar as pregações em nossa caminhada diária, assim podemos colocar em pratica e nos manter alimentados.

Amados, procurem uma igreja! Não fiquem sem congregar! Deus nos chamou para andarmos na luz assim como Ele está na luz! Quando estamos em comunhão, o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (1 Jo. 1 6-7). É no convívio que sabemos e compartilhamos as necessidades (Rm. 12:13). Grande benção é pertencer à família de Deus (Ef. 2:19)! Em comunhão temos o privilégio do perdão dos pecados e restauração por meio da confissão; o aprendizado, a exortação com brandura, direcionamento em meio à tribulação e confusão, consolo, e por fim, o fortalecimento do coração! Na família de Deus não tem espaço para solidão! A solidão é algo que pertence ao Diabo! Quando você rejeita os filhos de Deus, por Deus também será rejeitado!  Deus quer você de volta para a família! Creio que Ele está te esperando ansiosamente para festejar sua volta juntamente com seus outros irmãos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s