UNIDADE DA IGREJA!

Graça e paz amados! Hoje vamos tratar de um tema já discutido aqui no blog,mas que eu tenho sido incomodada a falar de novo,pois estou vendo acontecer isso em minha igreja e em várias outras que é “UNIDADE DA IGREJA” . Eu tenho algumas coisas para contar no decorrer do post de hoje e eu tenho certeza que Deus vai falar ao seu coração.

“Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (…). Então, tende o mesmo sentimento uns para com os outros. (Rm 12:5,16)”

Do mesmo modo como o Pai está unido ao Filho e o Filho está unido ao Pai, os cristãos devem viver unidos entre si. Viver em união com os seus irmãos na fé constitui a melhor prova que o cristão pode dar de sua união com Deus. Esse foi o desejo expresso por Jesus em sua oração ao Pai: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” O Mestre completa seu pedido, dizendo: “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade (Jo 17:21,23).”

O apóstolo Paulo, por exemplo, escreve aos Coríntios e solicita desses irmãos, em nome Jesus, que sejam unidos entre si. Ele diz:” … que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo sentido e em um mesmo parecer (1 Co 1:10).” O cristão que ainda não aprendeu a viver em harmonia com seus irmãos de fé, ainda não entendeu a verdadeira essência do evangelho de Cristo.

“Assim como, em um corpo, existem muitos membros e nem todos têm a mesma função, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (Rm 12:4-5).” Amados nós temos que saber que quando um membro da igreja não está bem,todo o corpo é afetado como diz a bíblia: ” Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele (1 Co 12:26 ).” Em virtude dessa dependência que há, entre os membros do corpo de Cristo, Paulo novamente sugere: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram (Rm 12:15).”

Mas o que eu vejo nas igrejas hoje e na minha própria igreja também, são membros que mal se cumprimentam; há desunião entre as pessoas que fazem parte de diferentes ministérios; há competição na igreja; há inveja, fofoca, desrespeito, um quer se vestir melhor que o outro, quer ter o melhor namorado ou o melhor carro; ninguém é humilde. Os membros não se vêem como irmãos, pois olham uns para os outros com desprezo e indiferença. Muitos membros se sentem discriminados, desprezados e não se sentem bem na presença de alguns membros, pois só os que se vestem melhor e são “famosos” na igreja, são bem tratados. Isso me entristece tanto,imagine a Deus.

Amados não somos nós que devíamos ser bons exemplos para os não-crentes? Uma pessoa que precisa de ajuda na igreja tem vergonha de pedir, pois vai ser encarado como um pobre coitado e não como um irmão que precisa de ajuda. Muitas vezes são humilhados por aqueles que vieram “ajudar”, pois saem falando das condições do irmão para toda a igreja. Há muitos membros na igreja que são lobos disfarçados de ovelhas. Dizem-se muito corretos e o povo acha que são bondosos e caridosos. Mas na verdade são pessoas interesseiras, que gostam de aparecer e receber elogios. São pessoas más e dominadas pelo orgulho.Não há unidade onde não há humildade!

Cinco benefícios que a unidade promove no corpo de Cristo!

  • A unidade melhora o ambiente ao nosso redor. É difícil concebermos que um ambiente tenso, hostil, desunido, desarticulado, onde falte o amor solidário e a graça perdoadora, possa ser visitado pelo óleo, pelo orvalho, pela bênção e pela vida de Deus. “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. (3) … porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. (Sl 133)”
  • A unidade legitima nosso culto. (Mt 5:23,24). A verdadeira espiritualidade pressupõe comunhão com Deus e com os irmãos.  “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. (I Jo 3)”
  • A unidade traz crescimento espiritual para o Corpo (de Cristo).A harmonia, a unidade,  a mutualidade, a solidariedade na alegria e no sofrimento de cada membro do corpo promove o crescimento espiritual.  “Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Ef 4)”
  • A unidade não permite a vantagem de satanás sobre a igreja. (2 co 2:10,11). –Satanás só leva vantagem sobre nós quando estamos desunidos e desarticulados.”Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante (Ec 4)”
  • A unidade nos faz persuasivos no mundo, no cumprimento de nossa missão: atrair pessoas para Deus. –A identidade cristã é a unidade e o amor. A nossa unidade reflete a imagem do Pai e do Filho, a fim de que o mundo creia que Deus enviou seu filho. Portanto, sem a unidade perdemos a credibilidade diante das pessoas, e dificultamos sua conversão ao Senhor, uma vez que dificilmente acreditarão que somos de fato discípulos de Jesus. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (Jo 13)”.  Jesus intercede pela unidade da igreja com três grandes objetivos: a evangelização do mundo, a manifestação da glória de Deus, por intermédio da igreja, e o aperfeiçoamento dela. (Jo 17:20-23). A unidade da igreja atrai os pecadores a Cristo. (At 2:42-47)

    Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (At 2)”. A comparação feita entre os membros da igreja e os membros do corpo humano, ficou claro que Deus quer que, como irmãos que somos, vivamos em integração e dependência uns dos outros, assim como acontece com as diversas partes do corpo humano. Para que haja união entre os irmãos, é necessário também que haja humildade. Em matéria de humildade, nenhum exemplo pode ser comparado ao que Cristo nos deixou. Foi ele que, sendo Deus, fez-se homem. Fez de tudo para nos unir a ele e para nos unir uns aos outros, assim como ele está unido com o Pai.

Esse post ficou enorme,mas eu não poderia deixar de expor todas essas coisas. Amados todos nós cometemos erros todos os dias,mas se todos trabalharem para curar feridas uns dos outros e unidos para manter saudável a fé em Deus,tenho certeza que seremos pessoas melhores e principalmente Deus se agradará de nossas atitudes.Obedeçam a Deus, leiam a Bíblia, ajudem uns aos outros e recebam a proteção e a ajuda de Deus em suas vidas.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s