JOVEM CRISTÃO X UNIVERSIDADE

Graça e paz amados! Hoje trouxe um tema bem discutido e preocupante “jovens cristãos x universidade”. Acabei de ingressar na faculdade de jornalismo (ainda vou contar meu testemunho!),mas já sei que muitos serão os desafios e o que tenho pedido a Deus,é que fortaleça a minha fé e que permaneça comigo nessa jornada e que Ele continue sendo meu foco,vamos conversar mais sobre isso. SE VOCÊ,JOVEM CRISTÃO TEM UM TESTEMUNHO PRA CONTAR SOBRE SEUS DESAFIOS NA FACULDADE FIQUE A VONTADE.

Pesquisa realizada por Steve Hernderson, presidente do Instituto Christian Consulting for Colleges and Ministries, publicada na Revista Galileo demonstrou que cerca de 58% dos jovens cristãos nos Estados Unidos se afastaram da Igreja ao ingressar à universidade. A pesquisa foi também aplicada dentro das universidades brasileiras e o resultado foi o mesmo.

Passar em um vestibular, ingressar em uma Universidade é o sonho de milhares de jovens que querem aprofundar os seus estudos a um nível superior. Afinal, cursar o ensino superior abre inúmeras portas de emprego e “garante” uma melhor estabilização financeira para um futuro mais certo. Só que temos um problema,alguns jovens cristãos ao entrarem na faculdade costumam se desviar dos caminhos do Senhor devido a vários motivos como: ensinamentos e contestações acadêmicas científicas que, muitas vezes, fogem da realidade bíblica, pressão do grupo de amigos acadêmicos, falta de firmeza nos valores e princípios cristãos entre outros.

Existe um dado preocupante no Brasil que mostra que cerca de 40% dos jovens cristãos permanecem nas igrejas após a Universidade, e apenas 16% sentem-se preparados por seus respectivos ministérios para permanecerem firmes na fé após o período universitário, trazendo a tona aquele velho debate sobre a fé cristã e a vivência acadêmica. A caminhada cristã já é um verdadeiro desafio, a bíblia já nos diz isso: “muitas são as aflições do justo, mas Deus o livra de todos” Sl 34:19.

Um grande desafio que o cristão enfrenta é o bombardeio intelectual, pois as faculdades expõe os mesmos a pensamentos filosóficos e teorias formuladas por pensadores ateus, agnósticos ou céticos, que colocam as ciências acima de tudo, e fazem críticas duras à igreja e a Deus como Voltaire, Russeou, Maquiavel, Marx, entre outros.

Com esses novos ensinamentos e doutrinas que conduzem aos jovens terem uma nova percepção da vida , procurando cada vez mais independência e liberdade para conhecer como o  mundo funciona. Mas a bíblia nos alerta que a verdadeira liberdade só se tem em Cristo Jesus.  “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36.  Não podemos deixar de citar as más influências que muitas vezes se formam nas Universidades. Essas influências passam a incutir na cabeça do jovem cristão que ele deve “curtir” a vida com festas, álcool e sexualidade deturpada etc….

Amados se você não estiver firme  em Deus, quebra  princípios e valores bíblicos, peca e é levado a se desviar de qualquer propósito de vida estabelecido por Deus. Diante dessas situações, muitos cristãos têm tomado uma das seguintes atitudes: ou cedem às pressões com medo da rejeição e zombaria; ou partem para um isolamento total. Mas nenhuma dessas posturas é a correta. Evidentemente o cristão não deve negar sua fé, e tampouco se isolar, se tornando sal insípido que não serve para nada.

 

CARACTERÍSTICAS DE UM UNIVERSITÁRIO CRISTÃO:

  • Ter profunda convicção da fé em Jesus Cristo: Para isso deve ter comunhão diária com Deus. Não duvide nunca que existe um Deus que está no controle de tudo.
  • Conhecer a Bíblia a fundo:  Na universidade não há espaço para brincadeiras, por isso é preciso saber defender consistentemente a fé cristã.
  • Ser um missionário aonde estiver:  Deve cumprir seu propósito, sua missão dada por Deus neste meio onde Deus permitiu que ele entrasse. Deve pregar a tempo e fora de tempo. Deve ter sempre uma mensagem significativa para os não-cristãos. O universitário cristão tem que ser parecido com Cristo!

Quero que fique claro que não sou contra os cristãos ingressarem numa faculdade,pelo contrário,acho necessário,pois as pessoas lá dentro também precisam de salvação,e quem irá pregar? Somos eu e você querido. As portas do inferno não irão prevalecer contra a igreja de Cristo, e se os seus membros cada vez mais estiverem em posições estratégicas de influência, nesta posição podem determinar o que nossa geração ouve, aprende, pensa e acredita e assim mudar o sistemas de valores predominantes e as diretrizes que esses estabelecem para a vida dos nossos jovens. DEEM UM BOM TESTEMUNHO! SEJAM PARECIDOS COM CRISTO JESUS!

Deus nos capacite! Não podemos ser acomodados. Não podemos ser vacilantes na fé. Devemos sim, viver um cristianismo vivo, ousado, consciente e fervoroso!  A bíblia ensina que : “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7). Eu oro a Deus para que todos os universitários cristãos possam resplandecer a luz de Cristo! Que nesta sociedade corrompida e depravada, cada um se torne uma referência da vida plena e abundante que há em Cristo Jesus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s